A bruxa

Passei a ser assombrada, nos últimos dias, por um novo sofrimento. Um medo de que qualquer coisa de ruim aconteça para qualquer uma das grávidas que conheço – nesse momento, acreditem vocês, são 5. E qualquer uma das que vier a conhecer. Não só um medo de quem se preocupa com elas e não quer que sofram o que eu sofri. Mas um medo de quem acha que será culpada se algo der errado. 

Tenho medo de ter me transformado em um monstro de dor e amargura, que espalha isso por aí. Aquela pessoa de quem todo mundo foge porque ela não tem tem nada de bom pra oferecer. “Olha lá, melhor se benzer, vai que ela te coloca um mal-olhado”. E eu acredito quando a Lu diz que a gente é o que trabalha pra ser. E tento ser a mesma pessoa empática e solidária. Mas a verdade é que não dou conta de entrar em uma loja de bebês e comprar um presente porque, de uma maneira egocêntrica, parece que a existência da loja já é um sinal que eu fracassei. Olha só, fui chutada do trem, mas a vida continua, mesmo que eu mesma só tenha gerado morte. Que mau agouro ficar perto de alguém assim.

A imagem que me veio dessa lenda, e  dessa música. A bruxa que suga o sangue, a energia, a vitalidade das pessoas. Meu medo é virar a bruxa que suga a alegria alheia.

Talvez tenha sido porque assistimos Babadook. E no filme há essa impressionante metáfora para o luto. O medo é, na verdade, que o luto tome conta de mim. A bruxa não sou eu. Eu sou vítima, ela já levou minhas crianças do meu ventre. Mas ela não vai me levar, não vai tomar o meu lugar, ela não vai levar tudo o que eu tenho de precioso, porque eu resisto.

Só que ela também não vai embora. Ela cobra um preço alto pra me deixar viver. Tem uma dieta de lágrimas que não pode ser negligenciada. Ou eu assumo sua presença e a alimento de tempos em tempos, ou ela me parasita.

Dançaremos então, eu e a bruxa, buscando esse difícil equilíbrio.

One thought on “A bruxa

Leave a Reply

